quarta-feira, 21 de abril de 2010


Hoje folheando alguns livros que já li (tenho essa mania),
fiquei maravilhada
com as colocações e com tamanha
sensibilidade
expostas ali, como se eu tivesse lendo pela
primeira vez e entre tantas páginas e tantas coisas
lidas
não resistir em postar aqui alguns trechos
, mais fiquei numa
terrível dúvida, pois li tantas coisas.
Muitas amigas que me
acompanham sabe que
gosto muito das crônicas do
Rubem Alves, e era exatamente
um livro dele que eu
estava lendo, O Retorno e Terno, e nele
têm muitas
frases de outros grandes escritores
e personalidades.


Na crônica Lições de bichos e coisas Rubem Alves fala
de um documento de Jorge Luiz Borges que declara

como ele deixou passar sua vida:

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um
termômetro, uma bolsa de água quente
, um guarda-chuva,
e um pára-quedas. Se voltasse
a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a
viver correria mais riscos,
viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria
mais montanhas, nadaria mais rios. Se não o sabe,
disso é feita a vida, só de momentos. Não percam o
agora.Mas,
ele conclui, já viram, tenho 85 anos e sei
que estou morrendo.


Li também uma das confissões do Santo Agostinho que
declara que os seus mestres foram as coisas,

as plantas e os animais:

Perguntei a terra, ao mar, á profundeza e, entre os animais,
ás criaturas que rastejam.
Perguntei aos ventos que sopram
e aos seres que o mar encerra. Perguntei aos céus ao sol,
á lua, e as estrelas
e a todas as criaturas á volta da
minha carne:

Minha pergunta era o olhar que eu lhes lançava.

Sua resposta era a sua beleza.



Beijos e flores!

Foto retirada da net

7 comentários:

Jacinta Dantas disse...

Bom isso né?
reler, reescrever, reinventar...
penso que são ações que nos projetam para a frente pois tem a força de nos atualizar. E veja o pensamento de Santo agostinho como é, no agora, muito atual. Isso é muito bom.
Bjs

VIVIANE disse...

Oi nanda, vc tem a mesma mania que eu de reler certos livros e pra mim, são como seu os lesse a primeira vez.
Adorei o primeiro texto, me fez refletir muito!!

beijos e boa quinta

Ricardo e Regina Calmon disse...

minina Nanda,vc é um banho de cultura e fome literária,é por aí,mas..desenvolva mais esses textos teus,pois voce escreve muito bem,e aí,neófito teu serei!

ternura,sol e girassois!

viva la vioda

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Eu também adoro Rubem Alves. Releio também os textos que gosto muito, e cada vez parece ser a primeira.
Ler é como beber água de uma fonte limpa, ou como tomar um cálice de um bom vinho.

Abraço e flores.

Bordados e Retalhos disse...

Querida os livros nos ajudam a repensar a vida. O que seriam de nós sem livros? Você está em ótima companhia (Rubem Alves e Santo Agostinho). Bjs e fique bem

VilmaSouza disse...

Olá Nanda, passei pra desejar um ótimo final de semana. Gostei do post. Bjs

Lucas Bernardo disse...

Nossa, que frases lindas. Adorei. Sabe que eu também tenho mania de foliar livros que eu já li. E às vezes até leio novamente.

Beijos!!!!